Polêmica do Whey Protein: veja a lista com os produtos reprovados no teste

whwy

Das 17 marcas envolvidas, nove se pronunciaram negando denúncias de irregularidades, pedindo contraprova ou anunciando tomada de providências

Foi o empresário Félix Bonfim quem acendeu o sinal de alerta. Dono de uma loja de suplementos em Londrina, Paraná, ele decidiu pagar um laboratório privado para avaliar as principais marcas de Whey Protein do mercado depois de ouvir reclamações de alguns clientes. A desconfiança se comprovou: dos 27 produtos avaliados, 25 apresentaram valores de proteínas ou carboidratos diferentes dos anunciados na embalagem, uma porcentagem alarmante de 92,6%.

– São produtos totalmente adulterados, que contêm porções de proteína menores do que as descritas na embalagem. Um produto com 30g, deveria conter 24g de proteína e, em algumas marcas, oferece apenas três gramas – afirmou Félix.

Vale dizer que a legislação permite uma variação de 20% para mais ou para menos nas quantidades. Ainda assim, das 28 marcas avaliadas, 15 estão fora dos parâmetros legais, o que dá 53% do total. E todas são certificadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De posse dos laudos, o Eu Atleta entrou em contato com todas as 17 empresas envolvidas em busca de explicações. Nove delas se manifestaram, contestando a forma de análise e negando as irregularidades, ou anunciando a troca dos lotes citados e fornecedores de matéria prima.

Veja abaixo os produtos que apresentaram quantidade de proteína abaixo do descrito em rótulo, e/ou quantidades de carboidrato superior ao escrito na embalagem.

Os produtos Top Whey 3W da Supley/Max Titanium e Whey Protein Concentrado da Growth foram aprovados no teste, que não considerou todas as marcas disponíveis no mercado.

MARCA PRODUTO CARBOIDRATO PROTEÍNA EXPLICAÇÕES
DNA Whey Protein 3W no rótulo: 1,8g /
resultado: 9,69g
no rótulo: 23g/
no laudo: 18,03g
Não respondeu
DNA Designer Whey Protein no rótulo: 1g /
resultado: 7,28g
no rótulo: 20g/
no laudo: 15,6g
Não respondeu
Best Bulk Whey Premium no rótulo: 4g /
resultado: 6,62g
no rótulo: 24g/
no laudo: 23,26g
Não existe irregularidade em nosso produto, pois a legislação permite uma variação de 20% para mais ou para menos. O produto está com -2% de carboidrato, o que não altera a característica do produto> Mesmo assim, em respeito aos consumidores, refizemos a composição para  chegar o mais próximos dos valores declarado no rótulo.
BodyNutry Body 100% Whey no rótulo: 2g / resultado: 16,69g no rótulo: 26g/    no laudo: 11,5g Não respondeu
Fisio Nutry Fisio Whey Concentrado no rótulo: 0,98g / resultado: 15,01g no rótulo: 24g/   no laudo: 10,77g Recentemente diversos laudos estão sendo divulgados na internet, por uma pessoa que está supostamente apoiada por uma empresa concorrente que visa desqualificar as empresas
atacadas, para valorizar os produtos que revende, em flagrante concorrência desleal (art. 195 da Lei 9.279. Este ação é criminosa e esta sendo investigada.(…) Não há provas que garantam a confiabilidade da maneira como foram colhidas as amostras enviadas para elaboração dos laudos, nem tampouco foi enviada contraprova para garantir o direito de defesa das empresas, como é feito pela ANVISA. (…)A Fisionutry realiza laudos periódicos para monitorar a qualidade dos produtos que oferta, e, embora sempre existam alterações de um laudo para outro, devido a variações naturais e esperadas na matéria prima, tais alterações ocorrem dentro do limite tolerável. (…)Cumprimos todas as exigências e critérios estabelecidos pela ANVISA e somos monitorados periodicamente por este órgão que até o momento não detectou nenhuma irregularidade como a informada nas redes sociais e reafirmamos que nunca foi intenção da empresa prejudicar os consumidores.
Maxnutry Pure Whey Protein no rótulo: 2,3g / resultado: 8,75g no rótulo: 23g/
no laudo: 18,10g
Buscando tranqüilizar nossos clientes, nossa empresa contratou o “Laboratório de Análise de Produtos Alimentícios – LAPA” e o “Laboratório do setor de Gerência de Biotecnologia do sistema CETEC – SENAI –FIEMG” para que ambos corroborem nosso padrão de qualidade. (…) Tais resultados não têm procedência legal, sendo pejorativo e sem critério técnico.  Quais as provas legais que garantam a confiabilidade da amostra examinada? Onde se encontra o princípio do contraditório e da ampla defesa da empresa?(…) Nossa empresa trabalha com fornecedores certificados,  buscando garantir a qualidade e respeito aos nossos clientes através de um rigoroso programa de controle de produção.(…) Ante a fragilidade da denúncia, acreditando na seriedade do trabalho de reportagem, acreditamos ser necessário um novo exame em nossos produtos e a desconsideração do ora apresentado sem procedência (…).
Inovate/Muscled2 Nitrowhey no rótulo: 4g / no laudo: 9,29g no rótulo: 25g/    no laudo: 25,55g Não faz parte do propósito do nosso produto o apelo: Zero Carboidratos. Mas de qualquer forma, o carboidrato da formulação refere-se a aminoácidos quelados inseridos no produto, que visam a absorção imediata pelos músculos. Este é um diferencial importante do nosso produto para o desempenho dos atletas que buscam uma dieta hiperproteica. Não fugindo do propósito do produto, já que os aminoácidos formam a proteína. A informação a respeito da classificação dos aminoácidos como carboidratos pode ser comprovada junto ao laboratório que fez a análise.
Muscle Lab Whey Protein Concentrate no rótulo: 3g / resultado: 19,17g no rótulo: 25g/   no laudo: 7,2g Informamos que o Depto. de Qualidade da empresa já havia detectado o referido problema causado por matéria prima comprada de fornecedora brasileira, segundo laudo em nossos arquivos. Como solução e garantia de qualidade, passamos a importar “toda nossa matéria prima proteica” e aumentamos o número de análises laboratoriais sobre esse material.
Neonutri Muscle Whey Protein N.2 no rótulo: 11g / resultado: 26,45g no rótulo: 34g/   no laudo: 18,87g Não temos conhecimento da natureza ou origem dos laudos. A Neonutri é uma empresa de reconhecida qualidade, presente no mercado há 15 anos, período no qual construiu sólida reputação, pela qualidade de seus produtos, que obedecem a legislação vigente e atendem ao mais rigoroso padrão e controle de qualidade. Patrocina vários atletas, de diversas modalidades esportivas, incluindo campeões, mundiais, atletas profissionais e até mesmo atleta olímpico.
Especificamente quanto ao controle de qualidade, os produtos da Neonutri são submetidos a controle interno no curso da sua fabricação, e depois submetidos à verificação técnica independente, realizada pelo IBERPHARM LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA (www.iberpharm.com.br ), laboratório acreditado e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Neonutri 3 Whey Protein N.2 no rótulo: 2g / resultado: 15,10g no rótulo: 32g/   no laudo: 21,88g
Neonutri 100% Whey Protein no rótulo: 4g / resultado: 15,3g no rótulo: 28g/   no laudo: 21,84g
Neonutri Isolate Whey no rótulo: 0g / resultado: 4,75g no rótulo: 55g/
no laudo: 32,47g
Pro Corps Whey 5W Pro no rótulo: 1,9g / resultado: 3,2g no rótulo: 29g/   no laudo: 11,96g Esclarecemos que em virtude do ocorrido todos os produtos antes de serem colocados no mercado de consumo estão sendo enviados para análise laboratorial prévia, sendo certo que todos os laudos de todos os lotes estão sendo disponibilizados em nosso site para conhecimento prévio dos clientes e consumidores dos produtos da empresa, afim de demonstrar que a qualidade de nossos produtos são e sempre foram o nosso principal objetivo. (..) O lote atacado pelo citado laudo esta sendo recolhido do mercado para evitar qualquer prejuízo aos consumidores, que estão sendo atendidos através do SAC da empresa (sac@procorps.com.br). Vale lembrar que outro produto (Whey NO2 Pro) levado a análise pelo mesmo solicitante foi aprovado (…).
Pro Corps Whey N.2 Pro no rótulo: 1,6g / resultado: 3,83g no rótulo: 25g/   no laudo: 23,07g
X Pharma Suplemento Whey X Treme no rótulo: 1,7g / resultado: 22,95g no rótulo: 24g/   no laudo: 3,37g A X-Pharma informa que, devido às divergências apresentadas nos laudos do lote 1084 do produto Whey Protein, está apurando os fatos para uma rápida resolução do caso. A empresa já tomou medidas eficazes e diversas modificações internas estão sendo realizadas, sendo a principal delas a troca de seu terceirizador. Por medida preventiva, e para zelar o direito do consumidor a empresa esta disponibilizando por meio do email sac@xpharmasuplementos.com.br a troca imediata do produto Whey Protein do lote 1084.
Midway WPC no rótulo: 2g /no laudo: 4,56g no rótulo: 24g/ resultado: 22,57g (…) Quando nos laudos se apontam um teor de carboidratos acima do declarados na rotulagem temos em primeiro lugar dizer que o objetivo dos produtos é fornecer proteínas (os quais atendem ) que segundo as quantidades de carboidratos não representam mais que 1,3% da necessidade diária de consumo de uma pessoa adulta de 70 kg; terceiro, portanto de forma alguma prejudicial; quarto, dependendo dos métodos de análises pode haver variações razoáveis e por isso apresentamos laudo de outro laboratório como exemplo de comparação, mesmo assim, por favor, note que a questão principal quanto aos objetivos destes produtos é o teor de proteínas (…).
Midway 100% Whey Advanced no rótulo: 2g / resultado: 4,03g no rótulo: 24g/   no laudo: 22,58g
Midway 3W Whey Protein Complex no rótulo: 1,6g /no laudo: 4g no rótulo: 25g / resultado: 23,39g
Omega 100% Whey Protein no rótulo: 2,8g / resultado: 15,15g no rótulo: 25g/   no laudo: 9,23g Não respondeu
Nutrilatina Ultra Pure Whey no rótulo: 1,4g / resultado: 2,97g no rótulo: 25g/   no laudo: 24,75g De acordo com o item 3.3.3 da Resolução RDC nº 360 de 23/12/2003 – Cálculo de carboidratos – o conteúdo de carboidratos é calculado como a diferença entre 100 e a soma do conteúdo de proteínas, gorduras, fibra alimentar, umidade e cinzas. Como o conteúdo de carboidratos é obtido pelo cálculo teórico (resultado da subtração dos itens analisados de 100), a pequena variação da proteína encontrada na análise realizada pela M.Cassab foi somada ao resultado de carboidratos, o que superestimou o conteúdo real de carboidratos presente no produto.
Nutrilatina 100% Whey Portein Concentrate no rótulo: 3,5 / resultado: 5,99g no rótulo: 23g/   no laudo: 21,35g
Solaris Extreme Whey Protein (lote 14102) no rótulo: 1,6g / resultado: 14,38g no rótulo: 24g/   no laudo: 7,97g Não respondeu
Solaris Extreme Whey Protein (lote 15400) no rótulo: 1,6g / resultado: 10,21g no rótulo: 24g/   no laudo: 16,09g
Empresa Vulgo 100% Whey Protein no rótulo: 0g / resultado: 4,5g no rótulo: 27,8g/ no laudo: 23,26g Não respondeu
Empresa Vulgo 100% 3 Whey Protein no rótulo: 2g / resultado: 4,63g no rótulo: 27g/    no laudo: 23,04g

 

Fonte: globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>